Que tal aprender como escrever artigos científicos com um professor da USP? O Dr. Valtencir Zucolotto (informações sobre ele no final da página) é uma daquelas pessoas que já entenderam que é preciso incentivar aqueles que têm pouco acesso ao ensino de qualidade servindo estas pessoas sem custo adicional.

Ele, junto com seus colaboradores, organizaram um site onde você pode fazer um curso composto de 8 módulos, mas apostilas e materiais de apoio, online e gratuitamente. Se você é como eu, nunca dispensa uma chance de ampliar o que aprende nas matérias do seminário. De fato, o curso está em nível universitário, atendendo alunos de de pós-graduação, mestrado e doutorado.


Você sentirá certa dificuldade porque todos os exemplos e os slides utilizados pelo professor estão na língua inglesa. Isso se deve ao nível avançado de instrução para a produção de artigos científicos. Não se intimidem com isso. Quem domina a língua inglesa aproveitará bem tudo, é claro. Mas, para os que apenas "arranham", vai ajudar baixar e imprimir o material escrito que o professor disponibiliza é que serve para acompanhar a aula.

Na aula 2, por exemplo, o Abstrat é descrito com todos os detalhes. Alguns exercícios são recomendados após todo o conteúdo explicado. Como a didática e a linguagem do professor é de fácil entendimento, quase nada fica sem compreensão.


Estou colocando os videos para ser mais fácil caso desejem assistir por aqui mesmo. Não deixe porém de visitar o site Escrita Científica porque lá estão as apostilas e materiais de apoio. Outro site, o Nano Medicina, também fornece o curso.


MÓDULO I -

O Gênero Literário/Considerações Gerais




MÓDULO II -



Estrutura 1 - Títulos, Autores e Abstrat



MÓDULO III - 

Estrutura 2 - Introdução



MÓDULO IV - 

Estrutura 3 - Resultados, Discussão e  Conclusões



MÓDULO V -

Estilo/
Linguagem 1 - Especificidade, Ambiguidade e Complexidade



MÓDULO VI -

Linguagem 2 - Redundâncias, Ação no Verbo, Fluidez de Texto, Ritmo de Escrita



MÓDULO VII -

Linguagem 3 - Plain English, Escrever em Inglês, Ferramentas de Apoio a Escrita



MÓDULO VIII -

Linguagem 4 - Topic Sentences, Cover Letters, Final Remarks






Sobre o professor (extraído do site Escrita Científica)

Prof. Dr. Valtencir Zucolotto


Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É Professor Associado e coordenador do Laboratório de Nanomedicina e Nanotoxicologia do Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina. Desenvolveu e ministra vários cursos e minicursos em Escrita Científica, e já publicou mais de 110 artigos em revistas internacionais e 8 capítulos de livros. Possui fator H 22. É editor associado de revistas científicas internacionais na área de Nanomedicina. Informações: www.nanomedicina.com.br.

Até a próxima amigos. Peço que não deixem de compartilhar nosso blog para seus contatos no Facebook. O que é bom é para ser compartilhado. Se você gostou, então compartilha. Abraços.

Post a Comment

Olá amigos! Obrigado pelo interesse em comentar nossas postagens. Esperamos te-los sempre você por aqui. Valeu!

Postagem Anterior Próxima Postagem